22Dez2014

Saiba como calcular o consumo de comida e bebida para a ceia de Natal

Postado por: Waister Nunes

Ser anfitrião nesta época não é fácil e tem itens que não podem faltar. Nos supermercados o consumidor tenta driblar os preços altos. “Eu não compro tudo de uma vez pra tentar economizar. Vou juntando uma coisa aqui, outra ali”, explica Maria Laura Paiva, comerciante.

Antes de ir às compras, calcule o número de convidados. Afinal, planejar evita o desperdício. “Na minha casa é tudo exagerado. Sempre sobra, então no outro dia a gente faz outra coisa e consome”, explica Edeli Nunes da Cunha, advogada.

“É importante aproveitar o máximo possível desses pratos. No dia seguinte a gente uma farofa com que sobrou do peru, por exemplo”, comenta Maria Laura Paiva, comerciante.

Elaine Moura, chefe de cozinha em Goiânia, preparou uma lista com 17 itens de comidas e bebidas. Só de carne são 300 gramas por pessoa. “Se a pessoa optar por três tipos de carne, por exemplo, ele calcula 100 gramas de cada tipo de carne por pessoa pra dar um total de 300 gramas de carne por pessoa”, explica. Veja a matéria completa e a entrevista para a TV de Elaine Moura. Acesse o site www.g1.globo.com/jornal-hoje

Como prato principal, Elaine sugere pernil, um tipo de peixe e peru. Para os acompanhamentos a sugestão é calcular para cada convidado uma média de:
50 gramas de arroz;
100 gramas do tradicional salpicão;
50 gramas de farofa;
50 gramas de frutas secas;
150 gramas de frutas.
1 panetone serve seis pessoas.

Não é fácil definir a quantidade as bebidas já que existem muitas opções e algumas pessoas concomem bebidas alcóolicas e outras não. Apesar de cada um ter suas preferências, você não precisa sair perguntando o gosto de cada convidado. Os organizadores de festas também têm um cálculo para isso.

Para as bebidas alcoólicas é importante fazer a somatória dos adultos: uma garrafa de cerveja serve um convidado, enquanto uma garrafa de vinho tinto serve cinco pessoas. Mas atenção: se for em uma região fria, é melhor inverter. Uma garrafa de cerveja para cinco pessoas e uma de vinho para cada convidado. Uma garrafa de espumante serve três pessoas. Uma de whisky é o suficiente para dez convidados.

“Quem bebe bebida alcoólica também toma suco, água, refrigerante. Então some todos os convidados e calcule 400 ml de refrigerante por pessoa, e uma média de 300 ml de suco pra cada”, explica a chef de cozinha.

Elaine também dá uma dica importante pra quem vai receber e, ao mesmo tempo, preparar o cardápio. “Dependendo dos assados a gente prepara um dia antes em função dos temperos pra eles absorverem mais sabor, e começa a assar uma média de 8 horas antes de servir”, orienta.

Mesmo com todas as contas é comum sobrar comida, mas com algumas dicas é possível reaproveitar praticamente tudo para o almoço do dia de natal, que também é uma tradição em muitas famílias.

Elaine sugere desfiar as sobras das carnes e fazer um creme com o que restou dos queijos e frutas.

Veja abaixo algumas sugestões de receitas da chef por Elaine Moura:

Cremoso de assado (frango, tender, pernil, peru) desfiado com  damasco

Ingredientes
1 kg de assado desfiado
1 litro de creme de leite fresco
100 g de queijo provolone em ralado
100 g de queijo parmesão em cubo
500 g de catupiry
4 tomates maduros em cubos
300 g de damascos fatiados
2 cebolas raladas
4 dentes de alho
Sal à gosto
Caldo de legumes
Salsinha  à gosto
Pimenta de cheiro
300 g de batata palha
2 colheres de manteiga
300 ml de leite

Modo de preparo
Desfiar a ave já assada e reservar.
Em uma panela colocar a manteiga e refogar a cebola e o alho, na sequencia acrescentar os tomates, o caldo de galinha, a ave desfiada até dourar.
Acrescentar o catupiry, o creme de leite, os queijos e se precisar acrescentar um pouco de leite,  acrescentar dos damascos fatiados, acertar o sal e a pimenta. Na montagem colocar batata palha sob o prato, o cremoso e em seguida decorar com salsa e damascos.
Sirva bem quente

Recheio para assados

100 gramas de castanhas do Brasil
100 gramas de nozes
100 gramas de castanha de caju
50 gramas de ameixas pretas sem caroço
50 gramas de damascos
4 bananas da terra fritas
2 cebolas em cubos fritas
200 gramas de bacon em cubos fritos

Pavê de frutas com geléia (8 porções)

Ingredientes
Creme
2 xícaras (chá) de leite; 2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de amido de milho
1 colher (chá) de essência de baunilha; 4 gemas

Montagem
50 g de amêndoas em lascas tostadas para decorar
250 ml de creme de leite; 1 xícara (chá) de vinho do Porto (opcional); 1/2 xícara (chá) de geleia de laranja, abacaxi, cupuaçu ou maracujá
1 colher (sopa) de açúcar
3 bananas-prata, não muito maduras
2 pêssegos cortadas em gomos
2 nectarinas cortadas em gomos
Cereja frsca pra decorar
1 pacote de 200 g de biscoito champanhe macio
   
Modo de preparo:
Creme
1 Misture as gemas com o amido e o açúcar. 2 Ferva o leite e derrame sobre as gemas, mexendo sempre. 3 Coloque a mistura em uma panela, leve ao fogo e mexa até ferver e engrossar (se ficar com aspecto de creme talhado, não se preocupe). 4 Retire do fogo, junte a baunilha e misture vigorosamente para alisar o creme; deixe esfriar.

Montagem
1.Em uma vasilha, coloque o pêssego fatiada e polvilhe o açúcar para a fruta soltar líquido.
2 Passe geleia no fundo da travessa,  molhe os biscoitos com um pouco do creme de leite misturado com o vinho do Porto; reserve.
3 Forre o fundo de uma taça de vidro ou um refratário, com as bolachas molhadas, tomando cuidado para não esfarelar.
4 Faça uma camada com o pêssego e, por cima, arrume as bananas fatiadas na diagonal.
5 Cubra com o creme frio e termine com o chantilly e as amêndoas em lascas; sirva bem gelado.

Comentários